blog
novidades da Viiv
Viver em imóvel alugado x Financiar um imóvel
Viver em imóvel alugado x Financiar um imóvel

Os bancos estão travando uma batalha de juros diante do atual patamar da taxa Selic. É uma verdadeira corrida para oferecer taxas de financiamento imobiliário mais atraentes e aumentar a carteira de clientes. Esse cenário criou um ambiente financeiramente favorável para a compra do imóvel próprio, em detrimento do aluguel, mesmo em meio à pandemia.

O movimento faz sentido quando os números são colocados na ponta do lápis: se há alguns anos era vantagem pagar aluguel e deixar o dinheiro de uma entrada rendendo, mesmo que em aplicações mais conservadores, agora, com a queda nas parcelas do financiamento e os valores dos aluguéis subindo mais rapidamente que os de compra, o cenário mudou.

Além disso, o custo de oportunidade está menor, ou seja, é pequeno o risco de utilizar o dinheiro para a entrada do financiamento e renunciar a negócios mais vantajosos, já que as aplicações pagam menos quando a Selic está mais baixa. Hoje, em muitos contratos, a parcela fica praticamente igual ao valor do aluguel do mesmo imóvel ou de outro similar.

Construir um Sonho 

Quem entra em um financiamento imobiliário, sabe que poderá fazer as obras no imóvel sem se preocupar, já que será dono do imóvel assim que terminar de pagar. Por outro lado, quem aluga um imóvel nem sempre tem a liberdade (e interesse) de fazer reformas na casa.

Outra vantagem: com o tempo, o dono da casa pode ver o valor do imóvel se valorizar. É possível até mesmo cobrar mais caro pelo aluguel, caso o imóvel tenha esse fim.

Além disso tudo, também existe a questão emocional. As pessoas que entram em um financiamento imobiliário sentem que estão realizando o sonho de comprar a casa própria.

Se estivessem morando de aluguel, provavelmente estariam se sentindo insatisfeitas.

Aluguel alto em Chapadão do Sul 

Outro fator que deve ser levado em consideração é o fato de que em Chapadão do Sul/MS, o aluguel é mais alto que a média nacional pela escassez deste tipo de imóvel na cidade, tornando o financiamento ainda mais viável e vantajoso.

25/06/2021 às 10:15